Edifício Stela

Inicialmente o desafio foi adaptar o apartamento de uma das moradoras do condomínio, situado no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, que possui um filho em cadeira de rodas, deixando a residência mais confortável para a criança.

Uma vez as adaptações no apartamento concluídas, o NUCAA analisou que o prédio como um todo não era acessível, gerando a conscientização de outros moradores da necessidade de promover a acessibilidade e quais o benefícios estas mudanças trariam para o condomínio.

Logo em seguida fomos chamados para realizar a adaptação do acesso de pedestres vindo da rua, que era originalmente muito dificultado devido ao grande desnível existente entre a calçada e o térreo do condomínio, tendo uma escadaria e uma rampa muito íngreme, dificultando a entrada de idosos, pessoas com compras, carrinhos de bebê e pessoas com deficiência.
Criamos uma rampa com inclinação suave, composta por dois lances e patamares, além da reformulação da serralheria da clausura na portaria, aumentando a dimensão para o giro com cadeira de rodas, facilitando o acesso ao local.

O resultado foi muito satisfatório, tanto sobre a questão estética, tendo a nova rampa muito harmoniosa com o restante do condomínio, tanto sobre a questão funcional: o filho da moradora agora consegue, sozinho, subir e descer a rampa para ir para a escola ou sair para passear. No final, todos os condôminos foram beneficiados pela implantação da acessibilidade.